Sua comunicação é o que te liga ao seu cliente. Sem uma comunicação empreendedora adequada, seu público não irá compreender a sua mensagem, e consequentemente não irá comprar de você.
Nesse artigo vou te ensinar a como comunicar melhor a sua ideia, para que ela chegue ao seu cliente da melhor forma possível.
Vamos lá!
Por que comunicação é importante?
Mesmo que a sua ideia seja a mais revolucionária do mercado, uma explicação confusa dessa ideia deixará qualquer potencial cliente desinteressado.
É importante ter palavras claras e objetivas, mesmo que você ache luxuoso enfeitar sua explicação com termos técnicos complexos.
Leve em consideração que vivemos numa sociedade saturada e com pouco tempo disponível.
Existem milhares de pessoas tentando vender algo todos os dias, um tsunami de informações que se dizem "úteis" e só estão focadas em tirar dinheiro sem oferecer algo que realmente irá agregar valor na vida das pessoas.
Tenha em mente que o seu público pode estar mentalmente cansado e que, mesmo que ele precise do seu produto, se sua ideia não for clara, ele não vai comprar.
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Como saber comunicar a minha ideia de forma clara para o cliente?
Para avaliar se você está sabendo transmitir sua ideia, você vai precisar divulgá-la fora da internet.
Em seu círculo social (família, amigos ou vizinhos), escolha uma pessoa com pouco ou nenhum conhecimento da área da sua ideia, uma pessoa que, se você começar a falar em termos técnicos, ela não vai entender.
Essa pessoa será o seu feedback.
Crie a melhor apresentação do seu conteúdo e diga a ela que é a ideia de um amigo. Apresente sua ideia sem deixar que essa explicação passe de um minuto.
Após isso, simplesmente pergunte o que ela achou.
Se a pessoa entrevistada não entendeu de primeira o que é o seu produto e para que ele serve, você precisará criar uma apresentação mais clara e objetiva.
Se ela compreendeu o objetivo do seu produto ou serviço e te respondeu com perguntas, anote-as. Depois, pense em uma forma de responder as principais dúvidas na sua própria apresentação.
Saiba diferenciar perguntas de curiosidade (com intenção de conhecer mais sobre a ideia), das perguntas de compreensão (com a intenção de entender sobre o que é essa ideia).
Se o entrevistado começar a perguntar "para que isso serve?", você não apresentou bem.
Torne sua apresentação cada vez mais clara e objetiva e apresente a outras pessoas, sempre dizendo que é a ideia de um amigo.
Muitas pessoas podem dizer que a ideia é boa só para não te magoar (mesmo que elas não tenham compreendido do que se trata).
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Tenha em mente que empreender é criar soluções, e a comunicação é a primeira delas.
Após aprimorar sua apresentação de maneira que qualquer pessoa entenda sem que você precise explicar mais de uma ou duas vezes, você estará preparado para divulgar sua ideia ao seu cliente.
Ao fazer uma apresentação ao seu cliente, lembre-se de manter uma linguagem limpa e formal, evitando as palavras repetidas e gírias que você usaria ao conversar com um amigo.
Também não use palavras e termos complicados que só quem trabalha com você entende. Pense na experiência que o cliente irá ter ao ouvir ou ler sobre o seu produto, pense sinceramente nisso.
Empreender é sobre criar soluções, é sobre oferecer valor. Ao investir na sua comunicação, você estará criando pontes entre as suas ideias e as dos seus clientes.
Conclusão
Ter uma comunicação empreendedora eficaz, transmitindo suas ideias de forma clara e objetiva, é fundamental para conquistar seu cliente.
Lembre-se que em um mundo cheio de informações, a clareza na sua comunicação se tornará o seu diferencial.
O teste com pessoas que não possuem o seu conhecimento técnico é uma ferramenta gratuita e poderosa, que te dá análises rápidas sobre o efeito da sua mensagem na vida das pessoas.
Quando mesmo aqueles que não tem experiência na área conseguem entender sua ideia, você estará pronto para lidar com o seu público-alvo.
Até a próxima!
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Gostei muito do seu conteúdo. Eu tinha muitas dúvidas a respeito que agora foram esclarecidas. Parabéns! E sucesso! Continue criando conteúdo para nos ajudar com nossas dúvidas.
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